Exame

Terapêutica Hemostática

A terapêutica hemostática é um conjunto de técnicas endoscópicas envolvendo técnicas mecânicas, térmicas ou de injeção que permitem tratar qualquer situação de hemorragia de origem digestiva secundária a doença ou terapêutica endoluminal.

As formas mais frequentemente utilizadas para este desiderato são:

1 - Injeção endoscópica de fármacos

A injeção endoscópica de fármacos é uma técnica que permite administrar medicamentos hemostáticos (por exemplo: a adrenalina) diretamente na mucosa do trato gastrointestinal durante um exame endoscópico.

2 - Aplicação de clips

A aplicação de clips durante um exame endoscópico tem como finalidade: 

  • Hemóstase (controlo de hemorragia): Os clipes podem ser usados para encerrar áreas como lesões ou pequenas úlceras no revestimento do tubo digestivo ou cólon;
    • Após a ressecção de um pólipo, os clipes podem ser usados para ocluir a escara que apresente alto risco de hemorragia ou qualquer área que possa estar a sangrar;
  • Encerramento de Perfurações ou Lacerações.
3 - Aplicação de Ligaduras elásticas

A aplicação de ligaduras elásticas por endoscopia digestiva serve para tratar hemorróidas ou varizes no esôfago antes que causem uma hemorragia (profilaxia), além de servir para ajudar o paciente que sofre uma hemorragia digestiva devido às varizes ou hemorróidas (tratamento agudo).

Para o procedimento da ligadura elástica por endoscopia digestiva, o médico utiliza um equipamento específico com as ligaduras que pode ser acoplado na ponta do endoscópio. Ele permite que o médico aspire uma variz/hemorroida específica, lançando um elástico de borracha nessa veia/hemorroida. 
Esse elástico estrangula o fluxo de sangue naquela variz/hemorroida, o que faz com que ela necrose e, aos poucos, seja reabsorvida, não deixando marcas e diminuindo com o risco de hemorragia.

4 - Termocoagulação com corrente diatérmica

A termocoagulação com corrente diatérmica é um procedimento terapêutico realizado durante um exame endoscópico para tratar lesões ou hemorragias no trato gastrointestinal. Este procedimento utiliza corrente elétrica de coagulação, interrompendo a hemorragia e ajudando na cicatrização e na prevenção de complicações adicionais.

5 - Árgon-plasma

A coagulação com Árgon-plasma é uma técnica terapêutica utilizada em exames endoscópicos para tratar lesões no trato gastrointestinal, especialmente hemorragias ou lesões superficiais como as angiectasias.

Como funciona o árgon-plasma:
  • Um gás inerte, o argónio, é ionizado e convertido em plasma quando submetido a uma corrente elétrica de alta frequência;
  • Durante o procedimento é inserido um cateter que está conectado a uma fonte de argónio ionizado;
  • O médico aponta o cateter para a área alvo e o plasma de argónio é aplicado com precisão na lesão ou na hemorragia sem que haja contacto da sonda com a parede intestinal.

Onde efetuar o seu Exame:

Bonfim
Av. de Fernão Magalhães, 442 - 1º e 2º andar
Porto
Marcar
Labmed Av. de França
Av. da França, 434
Porto
Marcar
Praça D. João I
Praça D. João I, 25 - 2º andar
Porto
Marcar
Radelfe Paços de Ferreira
Praça 20 de Maio, 22
Paços de Ferreira
Marcar
Vizela
Travessa do Largo das Teixugueiras, 71
Caldas de Vizela
Marcar
Newsletters
Subscreva e receba dicas, novidades e mais informações sobre a sua saúde.