Exame

Eletroencefalograma (EEG)

Um eletroencefalograma é um registo da atividade elétrica do cérebro, registo esse que é obtido através da colocação de elétrodos na cabeça. 
Estes eléctrodos recebem  e amplificam a atividade elétrica, convertendo-a em padrões denominados ondas cerebrais que são então registadas num polígrafo, sendo que nalguns centros podem ser transmitidas para um ecrã de computador. 
Os exames são efectuados sempre com duas provas de ativação – Hiperpneia (HPN) e Estimulação Luminosa Intermitente (ELI).

Para que se utiliza?

A principal utilização do EEG é a avaliação dos pacientes com suspeita de epilepsia. Também é utilizado para determinar a profundidade do coma em pacientes comatosos e  pode ajudar no diagnóstico de certos tipos de demência (doença do cérebro que causa um défice mental progressivo) e encefalopatia, como por exemplo a encefalopatia associada a insuficiência hepática ou renal grave. 
Para além disto, pode ainda ser utilizado para confirmar o diagnóstico de morte cerebral.

Preparação

Os doentes quando efetuarem o exame deverão lavar o cabelo com sabão e não usarem laca nem gel. 
As crianças têm que fazer privação de sono, isto é deverão acordar mais cedo que o habitual, para adormecerem durante o exame; se não dormirem faz-se indução do sono com Hidrato de Cloral.

Durante o exame

O exame dependendo se é um exame de sono ou exame com provas de ativação pode demorar de 30 a 60 minutos.

Onde efetuar o seu Exame:

Bonfim
Av. de Fernão Magalhães, 442 - 1º e 2º andar
Porto
Marcar
Radelfe Paços de Ferreira
Praça 20 de Maio, 22
Paços de Ferreira
Marcar
Newsletters
Subscreva e receba dicas, novidades e mais informações sobre a sua saúde.